Archive for janeiro, 2011

Razão e Coração

quarta-feira, janeiro 5th, 2011

É incrível como sentimentos são o contrário, na maioria das vezes, do que a razão sabe… pelo menos no meu caso. Razão e coração são “quase sempre”dois ilustres desconhecidos. Nada em comum.

A minha razão sabe o que fazer e porque… consegue decidir o que é melhor e “punto e basta”.

Mas o coração… nunca sabe de nada. Ele sempre quer o que não dá, ou acha que poderia acontecer alguma coisa “diferente” e “surpreendente” para mudar tudo. Como é criativo o meu coração… indeciso, inconsequente,  mas na maioria do tempo feliz, graças a Deus.

Mesmo com essa briga, coração e razão concordam e acreditam que viver sem ser verdadeira é “café com leite”. E não veria sentido nenhum em tudo que fiz de certo e errado até hoje se não tivesse aprendido muita coisa. Além de tudo que já vi, do que já viajei, que acho que ainda foi muito pouco, do que já li e do que já aprontei nessa vida que Deus me deu, o que eu aprendi é o que levo comigo… com muito orgulho.

Então… só peço a Deus que ponha no meu coração todo o sentimento que couber… que não é pouco… e que dê à minha razão muita paciência para as tantas vezes que ela tem que cuidar do coração… porque é a minha cara ser mais este do que aquela, e às vezes não dá muito certo. Mas é o que eu chamo de viver de verdade, e para o que der e vier.

… isso é “something” que a minha mãe sempre dizia, viver de verdade…

“Quem passou pela vida em brancas nuvens
E em plácido repouso adormeceu,
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu.”

Francisco Octaviano